VINIL SIMPLES Odair José causou furor ao lançar, em 1977, o álbum O Filho de José e Maria. Vanguardista e ousado, o álbum também se consagrou pelo habilidoso time de instrumentistas participante.
Ao longo de suas dez faixas, o disco conceitual narra a história de um homem que descobre suas reais paixões e aptidões na vida aos 33 anos. Além de referências à vida de Cristo, as letras também trazem críticas à homofobia e à hipocrisia do moralismo. O instrumental da opera rock é formada por músicos como Hyldon (guitarra), Robson Jorge (Piano e Fender Rhodes) e o consagrado trio Azymuth — Ivan Conti Mamão (bateria), Alexandre Malheiros (baixo) e José Roberto Bertrami (órgão, clarinete e sintetizador ARP String Ensemble). Jaime Alem, que viria a se tornar diretor musical de Maria Bethânia, também completa o time de guitarristas do repertório. A direção artística ficou por conta de Durval Ferreira e a direção de estúdio foi responsabilidade de Guilherme Araújo.
Lado A 1. Nunca Mais 2. Não Me Venda Grilos (Por Direito) 3. Só Pra Mim, Pra Mais Ninguém 4. É Assim... 5. Fora Da Realidade
Lado B 1. O Casamento 2. O Filho De José e Maria 3. O Sonho Terminou 4. De Volta As Verdadeiras Origens 5. Que Loucura