Resultado De Pesquisa Realizada Pela Autora, Tendo Em Vista Suas Dúvidas E Inquietudes Como Professora Da Rede Oficial Do Ensino E Estudiosa Da História, Esta Obra Aborda Diferenças Entre O Ensino Na Década De 1960 E O Contemporâneo, Discorrendo A Respeito De Aproximações E Distanciamentos Entre O Professor Do Passado E O Do Presente. Discute A Ideia De Que A Escola Antiga Não É Nem Melhor, Nem Pior Que A Atual, Mas Diferente, Por Trabalhar Com Outra Clientela, Outra Cultura Histórica E Docente E Outros Referenciais Teóricos. Para Os Defensores Da Escola Moderna, A Fase De Ouro Da Escola Pública Oferecia Um Ensino Elitista E Trabalhava Conteúdos Prontos De Forma Expositiva, Sendo Que O Ensino Atual Não Atinge A Qualidade Desejada Porque Os Docentes São Mal-Remunerados, Despreparados E Resistem Ao Novo. Os Professores Mais Antigos, Considerados Tradicionais, Duvidam Das Novas Propostas Pedagógicas, Afirmam Que A Escola Está Em Decadência, Por Aprovar Alunos Sem Conhecimento, E Veem Com Desconfiança Teorias Que Postulam Não Haver Verdades Acabadas A Transmitir E Que Consideram A Pesquisa Como Princípio Pedagógico.