Não sei bem lhes explicar o motivo, mas aqueles que vivem muito acreditam que o mofo dos tempos lhes concedeu a autoridade inquestionável para dar conselhos. E isso acontece agora comigo. Velho e cansado, marcado pelas guerras e pelo tempo, vejo-me na privilegiada posição de um homem que se põe no alto da montanha e consegue ver mais longe. Esqueço-me, porém, que ver mais longe não significa, necessariamente, ver melhor.
Os jovens, que se preocupam em ver mais de perto, conseguem ver mais detalhes, por isso a juventude é tão bela. Não há nenhuma vantagem em ver de perto as coisas velhas. O que passou guardar-se- á na memória, envelhecerá distante, e manterá sua graça. Aproximemo-nos do que há de novo, abençoemos o que vem agora, e guardemos o passado na distância apropriada para conservar sua beleza.
Matei por Helena e pela minha honra! Sangrei pela paixão e pelo ódio que me consumiam! Ardi de ira e de desejo! Chorei de dor e de saudade! Mas todo o sangue que banhou as praias de Tróia foi lavado pelos carinhos sensuais daquela que me levou a atravessar e encher de almas a velha barca de Caronte... Marca: CHIADO (BRASIL)