As Propostas Apresentadas Neste Material Compõem Uma Série De Ações Promovidas Pelo Programa Ciências Na Escola Fi - Nanciado Pelo Cnpq Intitulado Ações De Intervenção Em Escolas De Educação Básica No Alto Jequitinhonha Baseadas No Letramento Científi Co E Nas Metodologias E Abordagens Diferenciadas Em Ensino De Ciências Que Fora Aprovado Na Chamada Mcticcnpq N 052019 O Projeto E Os Autores Deste Livro Fazem Parte Do Grupo De Pesquisa Em Abordagens E Metodologias De Ensino De Ciências Gpamec Da Universidade Federal Dos Vales Do Jequitinhonha E Mucuri Ufvjm Ao Planejar Esta Obra Pareceu-Nos Uma Boa Oportunidade Colocar Em Perspectiva Algumas Metodologias Abordagens E Estratégias De Ensino Discutidas No Gpamec A Fim De Tornar Disponíveis Os Instrumentos E Os Conhecimentos Adquiridos Quando Se Desenvolvem Aulas Consideradas Ativas Especialmente No Ensino De Ciências Que Por Vezes São Mal Compreendidas Pelos Licenciandos E Professores Da Educação Básica Não Se Trata Contudo De Uma Obra De Investigação Mas De Uma Tentativa De Tornar Amplamente Disponíveis Os Procedimentos Abordagens Estratégias E Ações E Antes De Mais Nada Os Questionamentos E Reflexões Para Tornar O Ensino De Ciências Mais Ativo E Participativo Por Parte Dos Alunos Os Textos Que Constituem Os Capítulos Deste Livro Foram Escritos Para Os Licenciandos Pós-Graduandos E Professores De Ciências E Servem Apenas Como Material De Apoio Tais Textos São Indicações E Orientações A Partir