O Concorde é um avião de passageiros supersônico movido a turbojato, que foi desenvolvido em conjunto pela British Aircraft Corporation (BAC) da Grã-Bretanha e pela Aérospatiale da França sob um tratado anglo-francês no início dos anos 1960. Com seu primeiro voo comercial ocorrido em 1976, permaneceu em serviço por 27 anos. Apenas 20 Concordes foram produzidos, com apenas 14 voando comercialmente, 7 pela British Airways e 7 pela Air France.
O Concorde usava 4 motores turbojato Rolls-Royce/SNECMA Olympus de pós-combustão para atingir velocidades supersônicas, atingindo 1.350 mph, voava a velocidade Mach 2.0, mais que o dobro da velocidade do som. Medindo quase 204 pés de comprimento com capacidade para 92 a 128 passageiros, a aeronave esticou entre 6 e 10 polegadas em vôo devido ao aquecimento da fuselagem. Ele também voou mais alto do que outros aviões comerciais, voando em altitudes de cerca de 50 a 55 mil pés. Nesta altura foi possível ver a curvatura da Terra e a turbulência do ar foi menor, significando um voo menos acidentado. Como seu design em forma de agulha tornava difícil para os pilotos ver a pista durante a decolagem e pouso, o nariz se inclina 5 graus para decolagem e 12,5 graus para pouso para melhor visibilidade. Uma travessia típica de Londres para Nova York levaria pouco menos de três horas e meia, em vez de cerca de oito horas para um voo comercial regular. O Concorde registrou sua viagem mais rápida de Nova York a Londres em 1º de janeiro de 1983, levando 2 horas e 56 minutos. Este modelo de avião de metal fundido vem em escala 1:350 com suporte de plástico