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Citroen, a marca francesa que revolucionou o mercado automobilístico, agora também proporciona uma miniatura de qualidade, repleta de detalhes!
O Citroën 2 CV (deux chevaux – francês, literalmente "dois cavalos", da avaliação dos cavalos fiscais na França)
é um carro pequeno produzido pela montadora francesa Citroën de 1948 a 1990.
Em Outubro de 1951 o 2CV viu a sua primeira actualização, consistindo na introdução do motor de arranque com
chave, a fechadura também na porta esquerda e a fechadura de segurança no interior das portas.
Em 1953 a cor cinza metálico da estreia foi substituída por um cinza mais escuro, enquanto as jantes de aço
eles foram pintados de branco creme.
Mudanças detalhadas também continuaram durante quase todo o ano de 1954: a única cor disponível foi alterada novamente, outra
cinza claro e o sistema de abertura dos vidros dianteiros foi modificado.
Mas a maior novidade surgiu quase no final do ano, em outubro, quando foi apresentado o 2CV AZ,
equipado com uma versão um pouco maior do conhecido bicilíndrico, cuja cilindrada cresceu de 375 para 425
cm³ e cuja potência passou de 9 para 12 CV.
Entre as demais características do AZ, certamente deve ser citada a embreagem centrífuga.
O AZ não substituiu o A, simplesmente juntou-se a ele.
No início de 1955 houve a chegada dos piscas traseiros, colocados no pilar, e no mesmo ano houve
foram atualizações nos equipamentos dos controles secundários, tornados mais completos.
Em dezembro, porém, ocorreram modificações nos dois motores, que melhoraram em termos de desempenho graças ao aumento
da taxa de compressão e o consequente ajuste da carburação.
Naqueles anos, o 2CV registrava números de vendas cada vez maiores
em 1956 foi lançada uma nova variante do 2CV, o AZL, caracterizado por inserções de alumínio no capô, pára-choques, linha de cintura e base das portas.
Em outubro de 1957 nasceu o AZLM, que se diferenciava dos demais 2CV na parte traseira, onde ficava o compartimento
a bagagem foi equipada com porta metálica, solução que nos anos seguintes seria estendida a quase todos
as demais versões, com exceção do AZ.
A capota flexível era, portanto, menor em tamanho.
Modelos inteiramente em metal com aberturas e atenção aos detalhes como só a Norev consegue fazer.