Será Possível Ensinar E Aprender Música Numa Escola Pública Brasileira Da Mesma Forma Como Os Músicos Populares Aprendem Sem Professor Escolhendo As Músicas Que Querem Aprender Tirando Músicas De Ouvido E Aprendendo Em Grupos De Amigos O Livro Musicalidade Crítica Fundamentos Para Uma Educação Musical Pautada Na Pedagogia Crítica De Paulo Freire Visa Unir A Educação Musical Ao Pensamento Freiriano De Educação A Musicalidade Crítica Representa A Ampliação De Consciência Acerca Dos Significados Musicais Presentes Na Experiência Musical Inseridos Em Um Amplo Processo De Conscientização Sobre O Mundo A Partir Do Objeto Música Tal Conexão Se Estabelece Por Meio Da Associação Das Práticas Informais De Aprendizagem Musical Na Escola A Um Processo De Conscientização Musical Crítico Fundamentados Na Sociologia Da Música Especialmente Na Teoria Dos Significados Musicais De Lucy Green Pensando Nisso Desenvolvi Uma Ampla Pesquisa Bibliográfica Associada A Experiências Pedagógicas Em Sala De Aula Que Determinaram Parâmetros Para Análise Dos Comportamentos Docentes E Discentes Em Práticas Informais De Aprendizagem Musical Na Escola Tal Modelo Descreve A Relação Dicotômica Entre As Categorias Autoridade E Autoritarismo Liberdade E Licenciosidade Representando A União Entre A Educação Musical E Algumas Das Principais Categorias Freirianas Associadas À Conscientização No Ambiente Escolar Esse Modelo Sugere A Necessidade De Superação Do Habitus Escolar Herança Da Educação Ba