A Elaboração Da Coleção Culturas Direitos Humanos E Diversidades Na Educação Em Ciências Está Inserida Em Um Cenário De Política Educacional Nacional Que Valoriza A Formação De Professores A Partir De Valores Sociais Pertinentes Aos Direitos Humanos Esse Entendimento Se Fortaleceu No Brasil Como Política De Estado A Partir Da Constituição De 1988 E Posteriormente A Partir Da Construção Dos Programas Nacionais De Direitos Humanos - Pndh Brasil 2003 E Do Plano Nacional De Educação Em Direitos Humanos - Pnedh Brasil 2006 Nos Quais A Educação Em Direitos Humanos É Compreendida Como Um Processo Que Articula Três Dimensões A Conhecimentos E Habilidades Compreender Os Direitos Humanos E Os Mecanismos Existentes Para A Sua Proteção Assim Como Incentivar O Exercício De Habilidades Na Vida Cotidiana B Valores Atitudes E Comporta Mentos Desenvolver Valores E Fortalecer Atitudes E Comportamentos Que Respeitem Os Direitos Humanos C Ações Desencadear Atividades Para A Pro Moção Defesa E Reparação Das Violações Aos Direitos Humanos Em 2012 O Conselho Nacional De Educação Aprovou As Diretrizes Nacionais Para A Edu Cação Em Direitos Humanosbrasil 2012 Reforçando Em Seu Artigo 4 Que A Educação Em Direitos Humanos Possui Como Base A Afirmação De Valores Atitudes E Práticas Sociais Que Expressem A Cultura Dos Direitos Humanos Em Todos Os Espaços Da Sociedade E A Formação De Uma Consciência Cidadã Capaz De Se Fazer Presente Nos Níveis Cognitivo Social Cultural E