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O que é a não-pertença e como se dá a sua construção em os meus sentimentos, de Dulce Maria Cardoso

(Cód. Item 1576015450)

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O estudo da produção romanesca de Dulce Maria Cardoso revela um minucioso trabalho da forma por parte da escritora, que vai da linguagem irônica à rememoração por meio do fluxo de consciência. Tal característica chega ao ápice no romance Os meus sentimentos nosso corpus composto por apenas um período que se estende por mais de trezentas páginas. O objetivo do nosso estudo é comprovar a hipótese de que, no romance em pauta, o tema que é o sentimento de não-pertença é constituído principalmente pelas seguintes categorias narrativas: linguagem, personagem, narração, focalização e tempo. Por meio da voz narrativa da protagonista, da focalização interna fixa e do vaivém temporal acompanhado de fluxo de consciência elabora-se tal sentimento. Os dois últimos recursos inversões temporais e fluxo de consciência constroem a consciência da personagem e também o que pode ser considerado como subconsciência. Tendo em vista a disposição estrutural de tais categorias da narrativa escolhida objetiva-se ainda verificar se elas exercem papel assemelhado em outras obras da escritora portuguesa. Outrossim, objetivamos definir a não-pertença, bem como compreender qual a relação que a produção literária de Dulce Maria Cardoso estabelece com a literatura portuguesa contemporânea. A fim de atingir tais objetivos, contamos com embasamento teórico-crítico dividido em quatro linhas principais: definição de não-pertença, contando com George H. Mead em Mente, self e sociedade, Abraham Maslow em Motivation and personality e Zygmunt Bauman em Identidade; proposições teóricas sobre personagem, narração, focalização e tempo, contando principalmente com A personagem do romance, de António Candido, A meia marrom, de Erich Auerbach e Discurso da narrativa, de Gérard Genette; crítica sobre a produção da escritora; e o ensaio sobre o romance português contemporâneo A voz itinerante, de Álvaro Cardoso Gomes.
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