"Assassinos econômicos (AEs)", diz John Perkins em Confissões de um Assassino Econômico, "são profissionais altamente remunerados cujo trabalho é lesar países ao redor do mundo em golpes que se contam aos trilhões de dólares. Manipulando recursos financeiros do Banco Mundial, da Agência Americana para o Desenvolvimento Mundial (USAID), além de outras agências americanas de `ajuda` internacional, eles os canalizam para os cofres de enormes corporações e para os bolsos de algumas famílias abastadas que controlam os recursos naturais do planeta. Entre os seus instrumentos de trabalho incluem-se relatórios financeiros adulterados, pleitos eleitorais fraudulentos, extorsão, sexo e assassinato. Eles praticam o velho jogo do imperialismo, mas um tipo de jogo que assumiu novas e aterradoras dimensões nestes tempos de globalização".
John Perkins expôs esse chocante mundo secreto em Confissões, seu relato em primeira pessoa da vida como AE, mas esse era apenas a ponta do iceberg. Neste livro, outros assassinos econômicos, jornalistas e investigadores juntam-se a Perkins para revelar muitas outras histórias ainda mais chocantes de ganância e corrupção internacional. Em detalhes emocionantes, eles descrevem os esquemas e subterfúgios a que recorrem corporações multinacionais, governos, figurões poderosos, instituições financeiras e agências semigovernamentais para enriquecer, por trás da fachada de "ajuda" ou "desenvolvimento" internacional.
"Sei há muito tempo que as instituições financeiras globais são corruptas, mas fiquei perplexo com as histórias de bastidores apresentadas em O Velho Jogo do Imperialismo. Com bilhões de vidas no planeta em jogo, este livro define o cenário em que a mobilização política séria deve agir para dar fim a esse crime contra a humanidade. Compre-o. Leia-o. Mobilize-se. Mande um exemplar para seus blogueiros e apresentadores de programas de entrevistas favoritos, para seus representantes na Câmara e no Senado."
- David C. Korten, autor de A Grande Mudança: Do Império à Comunidade Igualitária, Editora Cultrix (no prelo).
"Mais provas bem documentadas de como a receita do `Consenso de Washington` para os países em desenvolvimento foi corrompida pela ganância, pelo ego, pelo poder e pela arrogância."
- Hazel Henderson, autora de Mercado Ético, Além da Globalização, Construindo um Mundo Onde Todos Ganhem e Transcendendo a Economia, publicados pela Editora Cultrix.
"Estes relatos de detentores de informações privilegiadas jogam uma pá de cal sobre qualquer crença ingênua de que as corporações e bancos transnacionais podem levar o `desenvolvimento` aos países pobres."
- Kevin Danaher, cofundador, Global Exchange.