Com O Objetivo De Estabelecer Um Diálogo Teóricometodológico Entre A Linguística Aplicada E O Ensino De Literatura Propusemos Uma Abordagem Multidisciplinar Em Que O Texto Literário Foi Examinado Com Um Olhar Linguístico A Proposta Teve Como Objetivo Analisar As Escolhas De Conceição Evaristo Em Olhos Dágua Para Poder Compreender Os Elementos Ideológicos Contidos Na Macroestrutura Do Texto Com O Apoio Da Linguística Sistêmico-Funcional Halliday 2004 Para Examinar As Escolhas Lexicogramaticais Contidas Nos Contos Da Autora E Da Avaliatividade Martin 2001 Para As Avaliações Implícitas E Explícitas Chegamos A Metáforas Conceptuais Dominantes Lakoff 1980 Com As Quais Pudemos Fazer Leituras Menos Abstratas Baseadas Nessas Escolhas Por Meio Dessa Abordagem A Linguística Aplicada Pode Dialogar Com Uma Proposta Para O Ensino De Literatura Propiciando Outras Práticas De Letramento Literário Em Diversos Cotidianos Das Salas De Aula Das Escolas Brasileiras Marca: Não Informado