Em Olhos Dágua Conceição Evaristo Ajusta O Foco De Seu Interesse Na População Afro-Brasileira Abordando Sem Meias Palavras A Pobreza E A Violência Urbana Que A Acometem Sem Sentimentalismos Mas Sempre Incorporando A Tessitura Poética À Ficção Seus Contos Apresentam Uma Significativa Galeria De Mulheres Ana Davenga A Mendiga Duzu-Querença Natalina Luamanda Cida A Menina Zaíta Ou Serão Todas A Mesma Mulher Captada E Recriada No Caleidoscópio Da Literatura Em Variados Instantâneos Da Vidaelas Diferem Em Idade E Em Conjunturas De Experiências Mas Compartilham Da Mesma Vida De Ferro Equilibrando-Se Na Frágil Vara Que Lemos No Conto O Cooper De Cida É A Corda Bamba Do Tempo Em Olhos Dágua Estão Presentes Mães Muitas Mães E Também Filhas Avós Amantes Homens E Mulheres Todos Evocados Em Seus Vínculos E Dilemas Sociais Sexuais Existenciais Numa Pluralidade E Vulnerabilidade Que Constituem A Humana Condição Sem Quaisquer Idealizações São Aqui Recriadas Com Firmeza E Talento As Duras Condições Enfrentadas Pela Comunidade Afro-Brasileira Conceição Evaristo É Mestra Em Literatura Brasileira Pela Puc-Rio E Doutora Em Literatura Comparada Pela Universidade Federal Fluminense Suas Obras Em Especial O Romance Ponciá Vicêncio De 2003 Abordam Temas Como A Discriminação Racial De Gênero E De Classe A Obra Foi Traduzida Para O Inglês E Publicada Nos Estados Unidos Em 2007