O Ensino Fundamental Público No Brasil Passa Por Reformas Que Têm Alterado Profundamente Seu Funcionamento, Em Especial A Reforma Dos Ciclos E Da Progressão Continuada E Parcial, Além De Outras Modificações, Como O Ensino Fundamental De Nove Anos E A Implantação E O Aperfeiçoamento Dos Sistemas Avaliativos Nacionais E Estaduais. Esta Obra Traz Uma Investigação Sobre Os Efeitos Dessas Reformas Na Organização Das Escolas E Na Atividade Educativa, Trazendo À Tona As Possibilidades E Os Impedimentos De Que A Escola, Diante Das Reformas Que Nela Incidem, Constitua-Se Um Espaço De Formação Do Indivíduo Autônomo E Diferenciado. Para Uma Ulterior Compreensão Dessas Recentes Reformas, A Obra Também Traz Em Seu Bojo Uma Retrospectiva Das Reformas Educacionais No Brasil, A Partir Do Início Do Século Xx, Em Conjunção Com As Motivações Econômicas, Sociais E Políticas De Cada Período. Os Efeitos Dessas Intervenções São Apresentados E Refletidos À Luz De Uma Acurada Análise De Leis E Pareceres Que Implantaram Os Ciclos E A Progressão, Bem Como A Vivência Dos Professores, Diretores E Supervisores Dessas Mudanças Nas Escolas.