Tendo Como Temática O Desenvolvimento Do Pensamento Algébrico Nos Anos Iniciais O Livro Discute As Contribuições Da Teoria Da Objetivação E Da Teoria Histórico-Cultural Para A Pesquisa E O Trabalho Pedagógico Com Noções E Conceitos Caracterizados Na Comunidade Internacional No Contexto Da Early Álgebra E Tomados No Brasil De Forma Geral Como Conhecimento Algébrico Nos Anos Iniciais Sendo Muitas Vezes Compreendido Como Aritmética Generalizada Buscando Compreender Melhor As Relações Genéticas Entre Aritmética E Álgebra Nos Anos Iniciais Os Capítulos Abordam Tanto O Diálogo Das Fundamentações Teóricas Com Processos De Generalização Aritmética Generalização Algébrica E Pensamento Algébrico Quanto Os Processos De Objetivação Implicados Na Aprendizagem E Na Organização De Práticas Pedagógicas E Experiências De Formação De Professores Em Especial Os Capítulos Abordam Generalização De Padrões Cálculos Com Valores Desconhecidos E Relações Entre Grandezas Variáveis O Livro Traz Novas Contribuições E Uma Abordagem Diferenciada Para O Ensino E A Aprendizagem Do Conhecimento Algébrico Temática Que Ganhou Destaque No Cenário Educacional Brasileiro A Partir Da Explicação Da Álgebra Como Unidade Temática Na Bncc A Organização Do Livro É Feita Em Três Partes A Primeira Parte Apresenta Diretrizes Conceituais Que Permitem Uma Melhor Compreensão Da Ação Pedagógica Que Pode Apoiar O Desenvolvimento Do Pensamento Algébrico Em Crianças Na Segunda E Terceiras Partes São Apresentadas