Nesta Obra Encontramos Os Pilares Do Pensamento Computacional Pc E A Computação Desplugada Computer Science Unplugged Que Envolvem O Aprendizado De Computação Sem O Uso Do Computador Ilustraremos Atividades Desplugadas Como Onde Está Alan Turing E Ordenando O Dinheiro Na Carteira Com O Bubblesort Contextualizamos O Pc No Âmbito Da Ferramenta Scratch Descrevendo Suas Características Focando Na Sua Programação Visual E Com Exemplos Cálculo Das Raízes De Uma Equação De 2 Grau Por Meio De Bhaskara Controle De Um Ator Em Um Cenário De Labirinto Cálculo De Uma Posição Específica Da Série De Fibonacci Descrevemos A Resolução De Problemas E Ressaltamos Também A Cultura Maker E Lego Com Foco Nos Quatro Pilares Da Educação Relacionados À Cultura Maker Colocamos Um Caso De Aprendizado Relacionado À Educação Matemática Financeira Através De Um Jogo Desenvolvido Na Plataforma Rpg Maker Pontuamos Uma Abordagem Prática Sobre Pensamento Computacional E Jogos Chamada The Lean The Mean Game Grilling Usando Ferramentas Abertas Como App Inventor E Thunkable Ilustramos A Utilização Da Plataforma Arduino Com Abp Aprendizagem Baseada Em Problemas E Design Thinking E Pontuamos Mais Atividades Para Aplicação Do Pc