Neste Livro É Apresentada Uma Proposta Didática Apoiada Em Problemas Históricos Para Trabalhar Conceitos Da Probabilidade No Ensino Médio Esta Proposta Foi Elaborada No Âmbito De Uma Pesquisa De Mestrado E É Constituída Por Três Momentos Sendo Cada Um Dedicado A Um Problema Histórico Para Tratar Dos Conceitos Da Probabilidade O Primeiro Momento É Dedicado Ao Problema Dos Dados Por Meio Do Qual São Abordados Os Conceitos De Experimento Aleatório Espaço Amostral Evento E Tipos De Eventos Depois É Apresentado O Problema Dos Pontos Que Marca O Início Do Desenvolvimento Da Teoria Da Probabilidade Por Meio Do Qual É Discutida A Definição Do Cálculo Das Probabilidades Por Fim O Dilema De Monty Hall É Explorado Com Vistas A Ensinar Os Conceitos De Probabilidade Condicional Entende-Se Que Esta Abordagem De Problemas Históricos Pode Contribuir À Aprendizagem De Conceitos De Probabilidade Possibilitando Que Os Estudantes Desenvolvam Uma Percepção Mais Humana E Menos Excludente Da Matemática