Este Trabalho Evidencia, De Modo Objetivo, Maneiras De Dar Suporte À Confecção De Livros Nas Escolas, Levando Em Conta O Que Desperta O Interesse Dos Alunos. A Obra Se Dirige A Todos Os Professores, Refletindo O Que O Fazer Literário Coloca Em Jogo: Seleção De Conteúdo, Autoria, Adaptação, Necessidades Do Grupo, Diálogo Com Os Gêneros, Mediação Do Professor, Protagonismo Dos Alunos, Situações Comunicativas Reais, Experiências Com A Linguagem, Circulação De Ideias, Organização De Equipes, Exposição, Recepção E Interpretação Das Práticas.Ana Paiva Destaca A Importância Do Planejamento Das Tarefas, Valoriza A Relevância Do Trabalho Com A Diversidade De Gêneros, Incentiva A Mediação Do Professor (Artífice) E A Vivência De Situações Que Aproximam Professor E Alunos De Exercícios De Formação Discursiva Que Podem Estimular O Gosto Leitor.A Autora, Que Ministra Oficinas De Fabricação De Livros, Comenta Parte Da Produção Criada Pelo Núcleo De Alfabetização E Letramento Para O Projeto Alfalendo, Da Secretaria Municipal De Educação De Lagoa Santa, Mg, Ressaltando A Importância Da Formação Continuada, A Experiência De Apropriação Pedagógica, Bem Como O Empenho E A Motivação De Professoras Que Incrementam Aprendizados Criativos.A Obra Procura Fortalecer A Ideia De Que A Ação Participativa E Coletiva, Coordenada, Pode Aproximar Professores E Alunos Das Obras, Dos Gêneros E Da Criação Literária, De Forma Lúdica, Nos Espaços Da Escola. O Trabalho Destaca Ainda Que As Oficinas De Criação De Livros Oportunizam A Ação Inserida Na Dinâmica Social E Na Experiência Real De Significação Do Mundo.