** Atenção: Verifique A Edição Solicitada Pela Escola. ** O Projeto Ápis História É Uma Coleção Didática Voltada Para O Aprendizado Significativo Do Aluno E Se Destaca Por Trabalhar A Relação Entre Passado E Presente, Permitindo Ao Reconhecer, No Presente, Fatos E Processos Históricos Do Passado. A Coleção É Dividida Em 5 Volumes, Tendo O Primeiro 2 Unidades E Os Demais, 4 Unidades. Cada Unidade, Por Sua Vez, É Dividida Em 2 Capítulos. A Regularidade Das Unidades, Dos Capítulos, Das Seções E Dos Boxes Facilita O Trabalho De Planejamento Didático Do Professor. O Projeto Conta Com Diversos Recursos Pedagógicos Que Se Concretizam Em Seções E Boxes. Em O Que Estudamos, No Final De Cada Unidade, Há Atividades De Sistematização Por Meio Da Escrita E De Desenhos. Já O Boxe De Olho Na Imagem Inicia O Estudo De História Por Meio De Imagens, Mostrando Como Elas Podem Ser Um Recurso Valioso Para Conhecer O Modo De Vida Das Pessoas No Passado. Assim Também Aprendo É O Boxe Que Traz Atividades Lúdicas Para O Cotidiano Escolar, Sem Deixar De Lado O Aprendizado. A Coleção Realiza Um Trabalho Consistente Sobre O Cotidiano Dos Alunos. Durante O Estudo, O Presente É Mobilizado Para Que Eles Possam Identificar, Nas Relações Que Estabelecem Com A Família, Com A Escola E Com A Comunidade Em Que Vivem, Temas Que Serão Recuperados Em Sua Trajetória Histórica. A Progressão Didática É Outra Característica Da Coleção: Nos Primeiros Volumes São Abordadas As Relações Mais Imediatas Que O Aluno Estabelece Em Seu Cotidiano. Já Nos Volumes 4 E 5 Os Temas São Mais Distanciados De Sua Experiência Imediata, Tratando De Assuntos Mais Amplos, Como Trabalho, Migração E Comunicação. Com Essa Progressão, O Estudante Se Sentirá Preparado Para Fazer A Transição Para Os Anos Finais Do Ensino Fundamental. Além Do Livro Do Aluno E Do Manual Do Professor, O Projeto Ápis História Conta Com Objetos Digitais E Material Complementar: Caderno De Atividades E Ápis Divertido. O Primeiro Traz Novos Textos, Imagens E Atividades Para Serem Feitas Na Escola E Em Casa. No Último, Há Jogos Educativos Que Estimulam Tanto A Agilidade De Raciocínio Que Os Jogos Exigem Quanto O Conhecimento Do Que Foi Estudado.