A RELACAO PROFESSOR E ALUNO: PAIXAO, ETICA E AMIZADE NA SALA DE AULA PRETENDE TRATAR DE UMA QUESTAO FUNDAMENTAL NO CAMPO DA FORMACAO DOS PROFESSORES E DE SUAS PRATICAS PEDAGOGICAS. E RECORRENTE NA AREA DA EDUCACAO O SURGIMENTO DE PERGUNTAS E A BUSCA DE RESPOSTAS PARA OS PROBLEMAS QUE COTIDIANAMENTE ATINGEM E INQUIETAM O AMBIENTE ESCOLAR, ESPECIALMENTE NO INTERIOR DE UMA SALA DE AULA. MUITAS VEZES MARCADA POR SITUACOES TENSAS, A RELACAO PROFESSOR-ALUNO E ABORDADA AQUI NA PERSPECTIVA FILOSOFICA, SOBRETUDO A PARTIR DE TEMAS COMO A PAIXAO, A ETICA E A AMIZADE. EM UMA ESCOLA, MAS TAMBEM NOS CURSOS DE FORMACAO DE PROFESSORES, O QUE SE VALORIZA E APENAS O CONHECIMENTO CIENTIFICO, EXCLUINDO-SE DE MANEIRA DETERMINANTE OUTRAS DIMENSOES DA VIDA HUMANA. SE PUDESSE SINTETIZAR EM UMA PALAVRA O FIO CONDUTOR DESTE LIVRO, ESCOLHERIA A PLURALIDADE, ENTENDENDO-A COMO UMA EXPERIENCIA QUE DEVEMOS TOMAR EM CONSIDERACAO SE QUISERMOS ENFRENTAR AS FRUSTRACOES E AGONIAS NO AMBIENTE ESCOLAR. FAZER A EXPERIENCIA DA PLURALIDADE E NAO SE SUBMETER NEM TER UMA VISAO UNICA E UNIVOCA DA VIDA, DAS PESSOAS E DAS COISAS QUE ACONTECEM AO NOSSO REDOR. OPTAR POR UMA VISAO MAIS ALARGADA DO ESPACO ONDE SE VIVEM AS MAIS VARIADAS E DESAFIADORAS RELACOES HUMANAS, COMO E A SALA DE AULA, PODE SER O CAMINHO PARA EVITAR CIRCUNSTANCIAS QUE CAUSAM VIOLENCIA, INDISCIPLINA, DESINTERESSE, DESRESPEITO E FALTA DE DIALOGO. PARA TANTO, CABE A EDUCACAO CONTEMPORANEA ESTAR ABERTA A POSSIBILIDADES DE TRANSFORMACAO E CRIACAO DE NOVAS MANEIRAS DE FORMACAO HUMANA E DE PROFESSORES E PRATICAS, TAMBEM PEDAGOGICAS, QUE RECONHECAM A PLURALIDADE.