No Livro Treinar Máquinas E Formar Gente Desafios Do Educar Na Era Da Inteligência Artificial Os Autores Pesquisadores E Professores Brasileiros E Estrangeiros Que Atuam Nos Diferentes Níveis Da Educação Apresentam As Suas Perspectivas Para Pensar Com O Leitor Sobre Os Desafios Da Formação Das Novas Gerações Em Tempos De Inovações Tecnológicas Aceleradas Os Capítulos Que Integram A Obra Contemplam Questões Como O Contexto De Surgimento Da Inteligência Artificial A Formação Humana A Partir Do Pensamento De Alguns Filósofos Os Processos De Participação Democrática E De Acesso Na Sociedade Contemporânea Orientada Pelo Ideário Tecnocrático Os Desafios Do Cuidado E Da Educação De Crianças Na Era Digital Pela Perspectiva Da Maternidade As Possibilidades E Os Limites Da Inteligência Artificial Na Escola E As Implicações Éticas De Seu Uso No Ensino Superior Finalmente Os Autores Apresentam Os Seus Questionamentos Feitos À Própria Inteligência Artificial Cujo Retorno Da Conversa É Explicitado Como Uma Proposta De Encerramento Do Livro E De Abertura A Novas Reflexões Assim Treinar Máquinas E Formar Gente Desafios Do Educar Na Era Da Inteligência Artificial Convida A Outras Possibilidades De Diálogo E De Escuta Oferecendo Ao Leitor Alguns Elementos Importantes Para Refletir Sobre A Atualidade Educacional A Formação Humana E O Exercício Do Existir Humano Seja Na Educação Escolarizada Ou No Viver Em Sociedade