O Teorema de Pitágoras é frequentemente apresentado como uma descoberta de Pitágoras nos livros didáticos da Educação Básica. No entanto, os historiadores hoje questionam essa visão e sugerem que as práticas da Escola Pitagórica estavam mais relacionadas à aritmética do que à geometria. Por outro lado, nos Elementos de Euclides, o Teorema possui uma abordagem puramente geométrica com um propósito bem diferente do contexto escolar. Este livro parte de uma análise crítica de como o Teorema de Pitágoras é abordado em livros do PNLD de 2018 e 2020 - fruto da pesquisa de nosso grupo CHEMat - para, em seguida, revisitar as práticas históricas na Grécia Antiga. A obra propõe duas oficinas: uma inspirada na Escola Pitagórica e outra nos Elementos de Euclides, utilizando somente materiais manipuláveis acessíveis, como tampinhas de plástico, régua e compasso. Destinado a educadores, estudantes de licenciatura e pesquisadores, o livro oferece um exemplo concreto de como a integração entre história e ensino pode ser feita nas aulas de Matemática, de modo a desenvolver uma nova perspectiva sobre a própria Matemática e o seu ensino. Marca: LIVRARIA DA FISICA - LF