O álbum O Passo do Lui foi lançado em 1984, um ano após o ótimo disco de estreia da banda carioca, Cinema Mudo. Sempre se espera algo de bom de uma banda que acaba de vir de um bom álbum de estreia e O Passo do Lui foi tudo aquilo que podia-se imaginar de um segundo ótimo disco de uma banda que estava se projetando como expoente no ótimo cenário oitentista.
O Passo do Lui acabou imprimindo a identidade dos Paralamas: a mudança de sonoridade, com a bateria e o baixo mais presentes, e composições que marcariam a banda e o rock brasileiro. O Passo do Lui obteve maior sucesso com a apresentação dos Paralamas no Rock in Rio de 1985, quando a música Óculos já estava praticamente estourada. Com dois shows considerados como umas das melhores atrações do festival, a banda levou a turnê do disco para todo o Brasil. Teve como singles Meu Erro, Romance Ideal, Ska, Óculos, Mensagem de Amor e Me Liga mostram porque o disco é considerado um dos melhores para o público e para os fãs.
Repertório do LP:
Lado A: A1. Óculos A2. Meu Erro A3. Fui Eu A4. Romance Ideal A5. Ska
Lado B: B1. Mensagem De Amor B2. Me Liga B3. Assaltaram A Gramática B4. Menino E Menina B5. O Passo Do Lui Marca: Não Informado